A Conexão entre Universidade e Empresas

Numa perspectiva de que tudo muda o tempo todo, devemos considerar que os desafios também aumentam de forma diretamente proporcional a velocidade destas mudanças. É dentro deste ecossistema formado por empresas, pessoas e mercados que se insere a universidade e seu papel de ser um agente indutor de transformações e de respostas aos desafios que são impostos as empresas e a sociedade.

A principal pergunta que nos fica é, como construir esta ponte entre universidade e empresa?

Podemos afirmar que nenhum destes atores presentes no processo dará conta deste desafio sozinho, por isso é chegada a hora, onde construir parcerias, alianças e cooperação, tornou-se elementos determinantes na construção desta grande simbiose, formada por universidade e mercado. Enxergamos estas parcerias como condição essencial de sobrevivência e desenvolvimento dos mercados.

Diante desta constatação não resta as universidades outra opção que não ocupar este enorme espaço de se apresentar como a grande parceira das empresas na busca do desenvolvimento de inovação e novas práticas de gestão.

O grande desafio dos negócios é saírem da idéia para a implementação e a partir daí se sustentar e crescer a partir da inovação, isso nos trás um outra percepção que se transformou em um senso comum, seja ele, as universidades não conseguem transformar a sua pesquisa e investigações em prática, pois focam somente em pesquisa científica e não em pesquisa aplicada.

Devemos desconstruir esta visão, pois se usarmos os exemplos de outros grandes centros (Europa, EUA e Ásia), iremos perceber que a grande busca dos setores produtivos em competitividade e inovação passa obrigatoriamente pela universidade. Busquemos então criar uma ambiência que permita cada vez mais esta ponte entre universidade x empresas, para que as duas possam desfrutar dos benefícios criados por esta convergência de interesses. Uma buscando desenvolver pesquisa que sejam aplicadas aos desafios, problemas e necessidades das empresas e a outra identificando um parceiro que pode atender a sua necessidade de atuar simultaneamente no dia-a-dia de seu negócio, mas buscando introduzir novas práticas que a leve a inovação e a maior competitividade. Vamos então adiante.

 

Jefferson Cabral
Doutorando em História Social das Relações Políticas (UFES. Mestre em História Social das Relações Políticas (UFES). Mestrando em Gestão Internacional –SIBE-Steinbeis University Berlin – MBA Marketing Empresarial (UVV). MBA Liderança e Gestão de Pessoas (UVV). Bacharel em Direito (UVV). Formação em Liderança Executiva (HSM Educação) Diretor Executivo da UVV Business School. Coordenador do Curso de Marketing – UVV. Professor Universitário de Graduação e Pós-Graduação – UVV. Presidente do Conselho de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da FINDES. Conselheiro da CNI. Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Vila Velha. Membro da ADVB-ES. Membro do IBEF-ES. Membro do Nossa Vitória. Orientador Voluntário da Junior Achievement.